MAQUININHA DE CARTÃO COMO FUNCIONA?

Guia Completo: Como Funciona um Terminal de Cartão (Resumo de Tudo o Que Precisa Saber) – MAQUININHA DE CARTÃO COMO FUNCIONA?

Ao realizar suas vendas, é fundamental apresentar aos seus clientes diferentes opções de métodos de pagamento. E os pagamentos por meio de terminais de cartão são os mais comuns. Mesmo com a chegada de novas formas de pagamento, a maioria das máquinas evoluem e começam a aceitar diferentes tipos de meios de pagamento. Entenda agora como funciona um terminal de cartão de crédito, quais são os principais tipos e quais vantagens e desvantagens ele pode trazer para o seu negócio. Tudo de forma prática e resumida!

Deseja dicas e informações para abrir o seu próprio negócio? Então inscreva-se neste canal e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para abrir o seu próprio negócio.

Para deixar este assunto muito claro para você, vamos abordar os seguintes pontos:

  1. O QUE É UM TERMINAL DE CARTÃO
  2. COMO ELE FUNCIONA
  3. PRINCIPAIS TIPOS
  4. VANTAGENS E DESVANTAGENS
  5. O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO AO ESCOLHER SEU APARELHO

Vamos lá!

1. O QUE É UM TERMINAL DE CARTÃO

Em essência, um terminal de cartão é uma interface para receber um pagamento. Ou seja, ele atua como um intermediário que garante que a parte que está vendendo receba o seu pagamento devido. Como um exemplo adicional, podemos citar o dinheiro em espécie. Os terminais, no entanto, aceitam várias outras formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, vale-refeição, vale-alimentação, códigos QR e até mesmo Pix.

Além disso, é importante mencionar que os terminais de cartão funcionam para pagamentos em estabelecimentos físicos ou pessoais. Para pagamentos na internet ou online, existem outros modelos e formas de pagamento. Mas isso é um assunto para outro vídeo.

Caso deseje que desenvolvamos um vídeo sobre pagamentos online, escreva nos comentários, de acordo?

2. COMO ELE FUNCIONA

Antes de explicar como o terminal de cartão funciona, é preciso entender o processo por trás de uma transação e quem são os envolvidos. Resumidamente, os envolvidos por trás de tudo isso são:

  • CLIENTE OU COMPRADOR(A) Trata-se de clientes ou pessoas que realizam uma compra e o pagamento correspondente.
  • ESTABELECIMENTO COMERCIAL Refere-se ao vendedor de um produto ou serviço. E quem recebe o pagamento por esta venda.
  • OPERADOR (ADQUIRIDOR) É a parte que fica responsável pela intermediação desta transação por meio de pagamento através do terminal de cartão. Fica responsável pelo processamento da transação. De certa forma, são as empresas que disponibilizam estas máquinas. Como por exemplo: Stone, Rede, PagSeguro, Cielo, GetNet.
  • INSTITUIDOR DO CONTRATO DE PAGAMENTO (BANDEIRA) É a parte que fica responsável pelos processos de intermediação. Sendo assim, eles são responsáveis pela definição das tarifas, condições, limites e demais regras em relação ao cartão. Como por exemplo: Mastercard, Visa e Elo. Mas existem também outras marcas e empresas.
  • EMITENTE DO CARTÃO É a parte que fica responsável pela emissão do cartão em questão. Por exemplo, instituições financeiras e bancos. Como por exemplo Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Nubank, C6, Banco Original.
  • INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL Por fim, refere-se ao banco ou instituição financeira onde o vendedor ou empresa comercial possui uma conta bancária para receber o valor pelas suas vendas através do terminal de cartão.

Diante deste cenário, vamos explicar agora como funciona o processo de transação por meio do terminal ao pagar uma compra ou venda. Na prática, um terminal de cartão funciona da seguinte forma:

  1. Primeiramente, o vendedor ou comerciante digita o valor do venda ou pagamento a ser realizado e seleciona o método de pagamento (por exemplo: débito, crédito, dinheiro, parcelamento, etc.).
  2. Em seguida, os clientes aproximam ou inserem seus cartões físicos (seja de débito, crédito, vale-refeição, vale-alimentação, smartphones, smartwatches, etc.) no terminal de cartão para pagar uma determinada compra. Digitando, se for o caso, a senha para autorizar a transação.
  3. Quando os clientes autorizam o pagamento, um sinal é enviado para os institutos financeiros. Se o pagamento for aprovado e executado, aparece uma mensagem de confirmação (seja na tela do aparelho ou impressa no papel do rolo do aparelho, caso haja, como um recibo).
  4. O valor da venda realizada é transferido para sua conta na empresa do terminal de cartão. Ela fará a transferência para a conta bancária da sua empresa de acordo com o prazo combinado anteriormente. Aqui, vale mencionar que, se a compra não for aprovada pelo instituto financeiro do lado pagador, uma mensagem aparece na tela do terminal indicando que o pagamento não foi realizado e concluído.

3. PRINCIPAIS TIPOS

Atualmente, existem vários modelos de terminais de cartão. Dos mais simples aos mais modernos e completos. Mas aqui, vamos mencionar os mais importantes e comuns, que são:

  • POS (Point of Sale) Este tipo é um dos mais comuns. Esta sigla significa Pontos de Venda, que em português é (Pontos de Venda). Neste caso, a máquina funciona por meio da ligação em uma linha telefônica. Sendo assim, não precisa de um computador ou software adicional. Ela emite o recibo ou comprovante de compra sozinha.
  • POS WIRELESS O POS Wireless é semelhante ao POS, sobre o qual falamos agora, mas ele funciona sem fio. Ou seja, ele pode ser separado de um computador ou mesmo da caixa. Tudo isso porque ele funciona por meio do sinal de internet sem fio. Exatamente por este motivo, o sinal de Wi-Fi neste caso deve ser rápido e muito confiável. Caso contrário, pode haver problemas de conexão no momento da venda ou pagamento.
  • POO (Point of Outdoor) Abreviação para Pontos de Outdoor, este tipo funciona como o Wireless POS, sobre o qual falamos. Mas em vez de funcionar sem fio, ele funciona por meio de um chip de telefone celular. Hoje em dia, no entanto, é bastante comum encontrar máquinas que combinam OOP com Wireless POS.
  • EFT (Electronic Funds Transfer) Este tipo é usado por meio de uma conexão de internet ou de um computador. Sendo assim, ele funciona integrado com o sistema de distribuição da empresa. Para que você emita notas fiscal diretamente pelo sistema de venda. Desta forma, o processo de distribuição e gestão administrativa é muito otimizado. Este modelo é muito difundido em varejistas, como por exemplo, caixas de supermercado. É usado por muitos varejistas, pois permite que eles trabalhem com vários adquiridores. Ou seja, empresas que ficam responsáveis pela intermediação destes pagamentos nos terminais.
  • MOBILE As máquinas móveis funcionam conectadas a um smartphone (geralmente isso acontece por meio do Bluetooth). É comum, por exemplo, em táxis, motoristas de aplicativo ou vendedores ambulantes. Neste caso, é necessário instalar um aplicativo da empresa do terminal de cartão e configurá-lo de acordo com o smartphone. Vale mencionar que aqui a única opção de entregar o comprovante de compra ao consumidor é por meio de SMS ou e-mail. Ou seja, apenas a versão digital.

4. VANTAGENS E DESVANTAGENS

VANTAGENS

Os terminais de cartão oferecem mais segurança e confiança ao pagar e receber. Principalmente devido ao processo que explicamos aqui. Ele até oferece mais segurança para evitar fraudes de pagamento. E isso, por fim, protege os vendedores de possíveis inadimplências. É como uma sólida garantia de pagamento.

Além disso, o processo de pagamento é rápido. O que otimiza muito os processos das empresas. Tanto na venda quanto na gestão. Pois todas as transações são registradas automaticamente nas próprias máquinas ou em seus respectivos sistemas de gestão.

Além disso, os terminais aceitam vários tipos de bandeiras de cartão. Assim como vários tipos de moedas (inclusive estrangeiras) e outras formas de pagamento. Como vale-refeição, vale-alimentação, PIX, por exemplo. Desta forma, seu faturamento de negócios pode acontecer e aumentar. Pois trata-se de um formulário que aceita várias formas de pagamento. Oferecendo mais opções para os clientes realizarem suas compras.

Hoje em dia, o pagamento por cartão (seja físico ou por contato) é o método de pagamento mais usado pelos consumidores para uma compra. Ao mesmo tempo, os terminais de cartão também servem para a prestação de outros tipos de serviços. Como recarregar o seu celular. Uma alternativa para vários tipos de empresas e negócios e até mesmo uma fonte de renda secundária.

DESVANTAGENS

O processo para obter uma máquina pode ser um pouco burocrático. Pois é preciso negociar com as empresas das máquinas. E neste momento, alguns documentos e exigências são solicitados por elas. Como inscrição, comprovante de renda, etc. Tudo em ordem, é feita a liberação dos terminais de cartão.

Além disso, é preciso negociar bem as tarifas e taxas com as empresas de terminais de cartão. Pois por cada transação realizada no terminal é cobrada uma taxa. Isso varia de acordo com a negociação com cada empresa. As taxas são muito diferentes de empresa para empresa. Há até mesmo uma taxa para cada tipo ou método de pagamento. Como crédito, débito, Pix, parcelamento, vale-refeição ou vale-alimentação. De qualquer forma. É preciso negociar bem de acordo com a sua empresa e avaliar a melhor opção.

Mas, na maioria das vezes, é cobrada uma taxa de locação mensal pela máquina. Hoje em dia, muitas empresas de terminais de cartão isentam esta taxa, desde que a sua empresa consiga atender a alguns requisitos. Como um volume de vendas mensal muito alto ou uma grande quantidade de pontos de venda. Ou ainda há a possibilidade de comprar a máquina e não precisar pagar o aluguel. Ou trabalhar também por meio de empréstimo.

Outro ponto importante é confiar em um bom sinal de internet, Wi-Fi ou telefonia. Isso afeta diretamente a velocidade das transações realizadas por meio de terminais de cartão. É até importante avaliar o sinal de recepção de internet ou telefone para verificar se o seu negócio está dentro do raio de cobertura destes sinais.

Aqui, mencionamos os principais pontos positivos e negativos do uso de terminais de cartão no seu negócio ou empresa. Caso você tenha pontos que não falamos aqui, escreva nos comentários e nos conte, de acordo?

5. O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO AO ESCOLHER SEU APARELHO

  1. ANALISAR SEUS CLIENTES O primeiro passo é analisar e entender como seus clientes pagam melhor. Em alguns casos, há a possibilidade de seus clientes, por exemplo, preferirem pagamentos em espécie ou até mesmo transferências ou pagamentos online ou boleto bancário. Entenda, portanto, se os terminais de cartão realmente são úteis e trazem vantagens para a sua empresa de acordo com as preferências dos seus clientes. E também o modelo de negócio da sua empresa.
  2. ESTUDAR AS POSSIBILIDADES Hoje em dia, existem vários tipos de empresas de terminais de cartão. Assim como vários modelos de máquinas que foram desenvolvidos para diferentes tipos e tamanhos de empresas. Então, informe-se sobre as opções disponíveis. E entenda qual é a melhor opção para a sua empresa. Para isso, preste atenção em avaliar a técnica e o funcionamento de cada modelo de máquina para que ela funcione muito bem no seu dia a dia.
  3. ENTENDER AS BANDEIRAS ACEITAS Outro ponto importante é saber bem quais as bandeiras de cartão que são aceitas em cada terminal. Isso varia também de acordo com o modelo da máquina e empresa. Hoje em dia, existem muitas marcas, embora Mastercard e Visa sejam mais comuns. Mas é preciso analisar este problema com cuidado, pois existem cada vez mais opções de bandeiras. E aqui também vale a pena avaliar de acordo com o perfil dos seus clientes.
  4. AVALIAR E NEGOCIAR AS TARIFAS Como já falamos, as empresas de terminais de cartão cobram taxas e tarifas por cada transação realizada. Assim como a liberação do uso de cada máquina disponível para a sua empresa. Então, avalie todas as tarifas que incidem sobre cada opção de empresa de terminais e também dos modelos das máquinas. E negocie com as opções que, a seu ver, são mais vantajosas para a sua empresa.
  5. INVESTIGAR O TEMPO DE TRANSFERÊNCIA Da mesma forma que já explicamos, em uma compra o valor da transação é enviado para a empresa do terminal de cartão. Sendo assim, este valor é transferido para a conta bancária da sua empresa após um determinado prazo. Então, é preciso estudar com muito cuidado qual é este tempo de transferência. O que varia de acordo com a negociação, com cada fornecedor de máquina, com cada tipo de transação. Entenda e negocie isso ao mesmo tempo com o seu fornecedor de máquina. Isso é muito importante, pois a transferência de pagamentos em geral costuma ser mais rápida. Mas em créditos, por exemplo, costuma demorar mais para ser realizada a transferência. Hoje em dia, os fornecedores de máquinas conseguem negociar muito mais. Eles até oferecem opções de transferência antecipada. Mas as tarifas e taxas variam de acordo com a negociação e a necessidade da sua empresa.

Você viu como os terminais de cartão são importantes e podem ajudar muito a sua empresa? Desta forma, é muito importante entender o modelo da sua empresa. Avalie, portanto, se o terminal de cartão traz um grande valor agregado ou não. Lembre-se que nem todas as empresas precisam de um terminal de cartão, de acordo? Avalie esta necessidade com cuidado.

E aí? Gostou deste vídeo? Se sim, clique no botão “Agradecer” abaixo e ajude o nosso canal a continuar produzindo e melhorando conteúdos como este para você. E para resumir mais uma vez o que falamos aqui:

  1. O QUE É TERMINAL DE CARTÃO
  2. COMO ELE FUNCIONA
  3. PRINCIPAIS TIPOS
  4. VANTAGENS E DESVANTAGENS
  5. O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO AO ESCOLHER SEU APARELHO

Esperamos que tenha gostado! E se você deseja saber mais sobre como abrir e gerenciar o seu próprio negócio, visite o nosso canal no YouTube, onde temos vários vídeos sobre este assunto, ok? E se gostou, compartilhe este vídeo com os seus amigos e familiares para também ajudá-los! E se você deseja se preparar ainda melhor, baixe agora o nosso e-book gratuito com as 11 perguntas-chave para descobrir se você está pronto para abrir o seu próprio negócio ou não. Deixaremos o link para download aqui na descrição deste vídeo, de acordo? E não esqueça de inscrever-se neste canal e ficar por dentro de todas as nossas novidades sobre abertura e gestão do seu próprio negócio. E se puder, deixe já o seu like para ajudar o nosso canal. Um abraço e até a próxima!

4.8/5 - (46 votes)

Unicred Fortaleza

Learn More →